VOLTAR

Kit de ferramentas básico: Tudo o que você precisa para não passar sufoco em casa

30.03.2022 / por kitijolo

Você já deve ter visto ou mesmo usado uma faca para apertar parafusos. Por mais que esse tipo de improviso possa resolver o seu problema, a falta de ferramentas específicas para trabalhos manuais demandam um esforço maior e podem até estragar a ferragem.

Esse é só um dos muitos exemplos do que pode acontecer se você não tiver em casa um kit com os tipos de ferramentas corretos para o seu projeto e os tipos certos de brocas para furadeira. E, claro, escolher as melhores marcas de ferramentas. Confira a seguir alguns itens que não podem faltar na sua primeira caixa de ferramentas!

 

1. Nível e trena

A trena é o mais básico dos acessórios e sua utilidade vai desde medir móveis até o ambiente completo. Da mesma forma, o nível é indispensável na hora de alinhar furos, parafusos e fixadores. Para profissionais o mais recomendado é o nível a laser.

 

2. Lanterna

Embora pareça só um detalhe, a lanterna é a grande aliada na hora de acessar lugares difíceis, como por exemplo um parafuso na parte inferior do móvel. Por isso, não deixe faltar esse item no seu kit de ferramentas.

 

3. Alicate universal

O alicate universal certamente costuma dar conta da maioria dos reparos. Por outro lado, dependendo do tipo de conserto que você precisa executar, esse item pode ser complementado por um alicate de corte, um desencapador de fios ou outras ferramentas do gênero.

 

4. Martelo

Além da função básica de martelar, é útil para remover pregos e parafusos e até mesmo rasgar material antigo.

 

5. Chave inglesa e chaves de boca ou biela

Item indispensável para os ciclistas, a chave inglesa também cumpre um papel importante nos consertos da casa facilitando a aplicação do torque para girar parafusos e porcas. As chaves de boca, também chamadas biela, servem para apertar porcas e parafusos de cabeça sextavada.

 

6. Alicate de pressão

Muito útil na hora de fixar peças, prender e travar, desapertar parafusos danificados e cortar tubulações metálicas.

 

7. Chaves e parafusos Philips

Na maioria das vezes os parafusos Philips são melhores que os os parafusos de fenda, pois fornecem maior exatidão quando são parafusados.

 

8. Chave de teste

Elas parecem chave de fenda, mas têm objetivos completamente diferentes. A chave de teste serve para testar se há corrente elétrica passando por tomadas ou fios. O cabo da chave de teste é feito de plástico transparente e possui uma lâmpada embutida, que acende quando a haste de metal encosta na eletricidade. Muito útil para checar se a energia está desligada antes de trocar resistências de chuveiro, por exemplo.

 

9. Parafusadeira

A parafusadeira é uma ferramenta que muitos dispensam na hora de formar o kit básico ignorando a sua praticidade. O equipamento garante que o parafuso esteja bem fixado e trará para você economia de tempo e energia.

 

10. Furadeira

Quantas coisas estão aguardando reparo na sua casa simplesmente por você não ter uma furadeira? Desde a fixação de quadros até a instalação de prateleiras, a utilidade de uma furadeira é bem grande. Por isso, aproveite para investir em uma extensão elétrica de boa capacidade e um coletor de pó fixado junto à broca.

 

11. Bolsa para ferramentas

Para que as ferramentas não se percam, é recomendável ter um lugar destinado a elas. Você pode escolher entre a caixa plástica, a bolsa para ferramentas ou a tradicional maleta de ferramentas. Assim, tudo ficará organizado, funcional e ao seu alcance.

 

12. Dica extra para aumentar a vida útil das suas ferramentas

Depois que você adquirir seu kit ferramentas, é preciso cuidar para que ele dure por muito tempo. Saiba que após longos períodos sem uso, elas podem se oxidar e deteriorar, mas existem formas simples de mantê-las sempre em bom estado de conservação, sendo assim, as principais são:

 

• Utilize cera em pasta (a usada nos automóveis) para encerar as lâminas das ferramentas;

• Se existir acumulação de ferrugem, lave com diluente e palha-de-aço e, depois, aplique um pouco de óleo;

• Coloque pedacinhos de giz nas caixas de ferramentas, para evitar a formação de ferrugem. O giz absorve o excesso de umidade;

 

 

Com esses truques, suas ferramentas sempre estarão prontas para serem usadas. Ter um kit de ferramentas em casa vai tornar sua vida mais fácil na hora de furar a parede, montar um móvel, fazer um DIY e instalar aparelhos. Ficou animado para montar seu? Mãos à obra! Acesse o nosso site e entre em contato conosco para garantir os produtos ideais.

Compartilhe

Seja construção,
reforma, decoração
ou jardinagem.
Aqui você
encontra tudo.

leia também